VOCÊ NÃO ESTÁ NA PÁGINA PRINCIPAL. CLIQUE AQUI PARA RETORNAR





sábado, maio 13, 2006

Capítulo 6

CRISTÃO CHEGA À CRUZ E LIVRA-SE DO FARDO


Em meu sonho vi que a estrada pela qual Cristão havia de seguir era murada dos dois lados e o muro chamava-se Salvação. Por este caminho, portanto, corria o sobrecarregado Cristão, mas não sem grandes dificuldades, por causa do fardo às costas.
Correu assim até alcançar um local íngreme, no alto do qual erguia-se uma cruz e pouco abaixo, no vale, um sepulcro. Vi no meu sonho que assim que Cristão chegou à cruz, seu fardo, afrouxando, escorregou pêlos seus ombros, caiu-lhe das costas e, tombando, foi descendo até a entrada do sepulcro, onde caiu e não mais o enxerguei.
Então ficou Cristão alegre e aliviado1 e disse de coração exultante:
- Ele me deu repouso, pela sua angústia e pela vida e pela morte.
E ali permaneceu algum tempo, olhando e admirando-se, pois ficara muito surpreso ao perceber que a visão da cruz o aliviava assim do seu fardo. Olhou portanto e olhou novamente, até que as fontes da sua cabeça manassem água, que lhe escorria pelo rosto.
Estando Cristão a olhar e chorar, eis que três Seres Resplandecentes se aproximaram dele e o saudaram dizendo: "A paz seja contigo". E o primeiro lhe disse:
"Os teus pecados estão perdoados" (Mc.2:5). O segundo o despiu dos farrapos e o vestiu com nova muda de roupas (Zc.3:3-5). O terceiro ainda gravou-lhe um sinal na testa, deu-lhe um rolo com um selo e mandou Cristão observá-lo durante o caminho, devendo entregá-lo no Portão Celestial. Os três então partiram. Cristão deu três Saltos de alegria e seguiu cantando:
Sobrecarregado de pecados até aqui vim,Nem pude aliviar o pesar, pesar sem fim,Que até aqui trazia. Ah, lugar ditoso!Início será de viver venturoso?Será que aqui o fardo das costas me cairá?

Aqui a amarra que a mim o prende romperá? Bendita cruz! Bendito sepulcro! Seja exaltado O Homem que por mim foi humilhado.2